sexta-feira, 10 de abril de 2015

Ciúme
















Já parou para pensar como um ser humano é capaz de provocar tanto ciúmes em outra pessoa?
Digamos que sentir ciúmes não seja tão agradável assim, as vezes parece ser fofo, isto é relativo, cada pessoa tem seu modo de pensar.
É um sentimento um pouco complicado, as vezes não queremos demonstrar por medo de estar sufocando, e invadindo o espaço do outro.
Mas então, já se perguntou que tipo de ciumento você é? Aquele que fica em silêncio e sofre sozinho? Ou você faz a linha mais explosivo? 
Uma palavra, com apenas 6 letras, podemos considera-la pequena, mas que provoca o oposto do seu tamanho.
Mas a final, qual a função de sentir-se enciumado, será que existe uma função?
Muitas vezes o ciúme é encarado como uma forma de amor, de cuidado com o outro. Está aí, uma explicação aceitável para a função do ciúme.
Entretanto, imagine a vida sem ciúmes: Evitaria mortes, brigas, discordâncias, separações, desconfianças.... Lados negativos, que infelizmente, fazem parte do cotidiano de algumas pessoas. 
Mas tem seus positivismos, quando um indivíduo demonstra estar com ciúmes de nós (um ciúme de paz) logo pensamos "Que fofo(a), ele(a) me ama" . 
E daí vem a controvérsia do ciúme, sobre ser algo bom ou ruim.
Também, será o ciúme uma prova de amor? 
Precisa ter ciúmes para sentir-se amado?
Apenas uma palavra, que pode levantar vários questionamentos, será necessário um estudo sobre isto? Como seria estudar o ciúme? 
Então vamos viajar neste assunto, e partir para filosofia, o que os filósofos falam sobre isto.
Digo que para SÓCRATES a ideia é mostrar que na paixão não necessariamente cria a situação do ciúme, de um amor doentio. Para Sócrates, a paixão pode ser positiva, alguma coisa que traz bens da ordem do divino, do sobrenatural, do mais que humano. O que não quer dizer que ele fazia apologia ao ciúme. Pelo contrário, o ciúme ali foi descrito como ações que prejudicaram o amado. Sócrates, sem dúvidas não seria alguém que elogia o ciúme. Este era o seu pensamento.
Na visão de FREUD ele classifica em vários tipos de graus, o primeiro seria: Ciúmes devido à concorrência ao rival; Ciúmes originado da proteção do outro. E baseado nesses tópicos ele estabelece seu ponto de vista.
Por fim, qual o SEU ponto de vista sobre ciúmes? 
Fiz nesse texto várias perguntas, propositalmente para que vocês possam explorar suas mentes sobre este assunto, e parar para (re)pensar.

2 comentários:

  1. Pra mim o ciúme é o reconhecer que o outro não nos pertence, que tem vida e pensamentos próprios, que apesar de escolher ter alguma relação com você ele pode desejar outros... Angustiante, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angustiante sim, quando para alguns o ciúme pode ser egocêntrico.

      Excluir

Provérbios 1: 8- 19

Provérbios 1: 8- 19 . Versículos que me chamaram atenção:  8,15,19.   Versículo 8. Os nossos pais são uma das pessoas que Deus desi...